terça-feira, 16 de maio de 2023

Museu Bordalo Pinheiro com Feira do Livro Ilustrado e de BD este fim de semana e "A Nova Paródia"



Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, o Museu Bordalo Pinheiro, com o dinamismo que lhe é reconhecido, tem inúmeras actividades entre 18 e 21 de Maio, que culminarão no fim-de-semana, com a realização da Feira do Livro Ilustrado e de BD. Abaixo podem ver o programa completo.

Nesses dias, a entrada é gratuita e os visitantes irão receber uma capa de um jornal de Rafael Bordalo Pinheiro (cópia digital) com a data do seu dia de aniversário.

Se conseguirem ir, aproveitem para passar na loja e comprar um exemplar de "A Nova Paródia", uma edição lançada a 23 de Janeiro, dia em que se assinalou o aniversário da morte de Rafael Bordalo Pinheiro. Este jornal humorístico é uma recriação, por Hugo van der Ding, Luís Leal Miranda, Mariana Costa Asseiro e Marta Teixeira da Silva, do jornal A Paródia (1900-1907), último periódico fundado por Bordalo. A Nova Paródia, mantem a estética original e onde são publicados textos e ilustrações inspirados em Bordalo. O jornal, que será publicado "de x em x tempo", contou com convidados especiais no n.º 0, Mariana Malhão, Mariana, a Miserável, Mantraste, António Costa Santos e Pedro Bebiano Braga. Cada edição terá sempre como mote uma obra da coleção do Museu e para este n.º 0, a peça escolhida foi o Prato Mesa Posta (Rafael Bordalo Pinheiro, 1897). Ao longo das suas 16 páginas, os leitores podem encontrar um ensaio dedicado à Ana Teresa Morta, uma brilhante coluna de opinião para “usar como calço numa mesa que está a abanar”, palavras cruzadas de uma palavra só e muito mais.

20 de maio (sábado) 

11h00 – 18h00: Feira do Livro Ilustrado e de BD com as livrarias Livraria Cult., Legendary Books e Tinta nos Nervos

11h00: Oficina de Impressão Tipográfica para famílias, com a Tipografia do Papeleiro Doido - (requer inscrição prévia através do e-mail bilheteira@museubordalopinheiro.pt)

15h00: Conversa em torno da exposição "BD PORTUGUESA. Um olhar sobre as coleções do Museu da Banda Desenhada de Beja", com a participação de Cristina Gouveia, Filipe Abranches, Miguel Rocha e Paulo Monteiro

15h00: Oficina de Banda Desenhada com Tiago Cruzz - Destinatários: crianças e jovens a partir dos 10 anos (requer inscrição prévia através do e-mail bilheteira@museubordalopinheiro.pt)

16h30: Visita de Comissária à exposição "Fora do quadrado. Bordalo e as origens da BD em Portugal", com Sónia Brochado. (requer inscrição prévia através do e-mail bilheteira@museubordalopinheiro.pt)

21 de Maio (domingo)

11h00 – 18h00: Feira do Livro Ilustrado e de BD com as livrarias Cult., Legendary Books e Tinta nos Nervos

11h00-13h00: Sessão de caricaturas com Pedro Ribeiro Ferreira

15h00: Primeira oficina de criação de marcadores em cianotipia, com a Oficina Fritta (requer inscrição prévia através do e-mail bilheteira@museubordalopinheiro.pt)

16h30: Segunda oficina de criação de marcadores em cianotipia, com a Oficina Fritta (requer inscrição prévia através do e-mail bilheteira@museubordalopinheiro.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário