terça-feira, 19 de abril de 2022

A nossa leitura de "Branco em redor"

 


Um livro de leitura obrigatória. "Branco em redor" conta-nos factos reais e fala-nos de racismo, igualdade de género, de coragem, de resiliência, de liberdade e de mulheres heroínas que mudaram a história. 

Nomeado para o Prémio dos Liceus no Festival de Angoulême de 2022, foi editado recentemente em Portugal pela Arte de Autor e é da autoria de Wilfrid Lupano (argumento) e Stéphane Fert (desenho).

"Branco em redor" revela-nos o percurso conturbado e verídico de uma escola reservada a raparigas negras no Connecticut no século XIX onde a liberdade, igualdade de género, direito à educação, a segregação racial e social são os temas abordados, e que ainda hoje em dia estão na agenda mundial.

A capacidade de luta de Prudence Crandall e das suas jovens alunas num contexto social hostil é um exemplo que permanecerá por muito tempo na memória dos leitores. Não é de facto um livro qualquer, pois a importância da mensagem vai fazer-nos lembrar dele como um exemplo. É também e antes de tudo um livro político, no sentido pleno da palavra, que atesta a longa marcha dos negros americanos rumo à integração e a luta das mulheres para alcançar, nas mesmas bases que os homens, uma educação digna de seu nome. 

Prudence Crandall administra uma escola para meninas. Um dia, uma menina negra pede para se inscrever. É o início de uma batalha entre a “comunidade” de Canterbury e a escola que se tornará a primeira escola exclusiva para meninas negras nos Estados Unidos. Hoje em dia, o museu Prudence Crandall é classificado como local histórico nacional.

Uma palavra para os desenhos, num estilo muito próprio e original. Não sabemos se foi premeditado ou se apenas se trata de uma coincidência, mas tratando-se de um livro onde as protagonistas são mulheres negras, na paleta de cores escolhida predominam vários tons de rosa e cores escuras.

No final do livro algumas páginas com fotografias e notas biográficas sobre cada uma das mulheres da história. Um remate final que realça ainda mais a qualidade e a importância deste livro que merecia integrar o Plano Nacional de Leitura.






Sem comentários:

Enviar um comentário