sábado, 30 de abril de 2022

A nossa leitura de "Don Vega", de Pierre Alary - Ala dos Livros


Como tínhamos escrito ontem, hoje a leitura vai para o novo livro editado pela Ala dos Livros, "Don Vega", de Pierre Alary. De referir que na revista do Juvebêdê 84, de Julho de 2021, tínhamos já feito uma referência a este livro na rubrica assinada por Miguel Cruz. Agora aqui fica a sua leitura. 

"A primeira vez que Pierre Alary me chamou a atenção foi com uma série engraçada e agradável, de uma espia no século XVII, chamada Belladone, em que o autor da história era a famosa dupla Ange. O movimento e a sequência narrativa eram excelentes, embora o desenho nem sempre fosse perfeito e o meio envolvente algo simplificado.

Cerca de 10 anos mais tarde, Pierre Alary, agora com Fabien Nury (W.E.S.T ou Je suis Légion, entre muitos), obtém um verdadeiro sucesso ainda no domínio da espionagem (agora já no século XX, perto do final da I Grande Guerra) com Silas Corey.

Em 2020 este autor de desenhos angulosos, movimentos fortes e sequências enérgicas, decide avançar com um One Shot da sua exclusiva autoria (mudando agora para o século XIX, e de continente), revisitando o mito de Zorro, e aprofundando a história humana de Don Vega, bem como as condições de trabalho numa Califórnia (que acaba de se separar do México, mas ainda não é um Estado dos Estados Unidos) em ebulição e transformação, já para não falar do que o justiceiro mascarado Zorro representa para uma população explorada (peões) e maltratada.

É um desafio de risco, bem conseguido, numa versão muito cinematográfica, bem ritmada, com umas cores sombrias, razoavelmente clássico na abordagem à história (apesar de não ser um western no sentido tradicional do termo), com exceção da algo inesperada conclusão. Lê-se bastante bem, e constituiu um bom cartão de visita para um autor a seguir. 

O meu agradecimento ao autor pelo autógrafo, também ele algo sombrio, mas de que gosto bastante." 

Miguel Cruz








Sem comentários:

Enviar um comentário