quarta-feira, 13 de abril de 2022

Câmara Municipal do Montijo edita: BDMONTIJO - Iniciação à Arte Sequencial - Antologia I


Já tínhamos noticiado em Fevereiro esta exposição no Museu Municipal Casa Mora realizada pela C.M. do Montijo referente à mostra colectiva "BD Montijo: Iniciações". Esta exposição que começou a 4 de Fevereiro e terminou a 26 de Março, foi dedicada aos trabalhos finais em banda desenhada resultantes dos cursos "BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial", oferecidas pela C.M. do Montijo e realizadas pela autora Susana Resende, entre 2018 e 2019, tendo Daniel Maia como formador-assistente.

Produzidas nos módulos de atelier que encerraram os três cursos, estas BDs curtas representam os primeiros esforços em narrativas visuais para estes talentos, a maioria estreantes absolutos, bem como resultam doutros artistas com percurso no sector, que frequentaram os cursos para actualizar conhecimentos: Alexandre Silva, António Coelho, Beatriz Fernandes, Filipa Lopes, Filipe Duarte, João Gabriel Coelho, João Pedro Marques, João Mateus, Jorge Rodrigues, José Bandeira, Lucas Trigo de Sousa, Maria João Claré, Mário André, Patrícia Costa, Rafael Marquês, Rui Serra e Moura, Shania Santos, Tatiana Ferreira, Tiago Martins e Yves Darbos.

A Câmara Municipal de Montijo por ocasião da inauguração desta exposição colectiva “BD Montijo: Iniciações” editou o livro antológico "BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I", que reúne os projectos finais em banda desenhada dos formandos dos três cursos Iniciação à Arte Sequencial (2018-2019). Isto demonstra mais uma vez o porquê destas actividades ficarem publicadas para memória futura, além das várias BD's publicadas pelos autores.

Estas formações, de enorme sucesso, todas lotadas e envolvendo grande variedade de alunos – dos 15 aos 65 anos, sendo um quarto dos formandos mulheres, formou com sucesso 35 dos participantes, dos quais vinte concluíram o trabalho final para o desafio editorial do edil. O livro apresenta, assim, 18 bandas desenhadas curtas, de 4 páginas a preto/branco, sendo uma de 6 páginas, feita em parceria por 3 autores.

O livro conta ainda com uma Foto BD da autoria de Daniel Maia que narra a experiência dos cursos e que também assina um levantamento histórico sobre actividades de banda desenhada no concelho do Montijo e os principais autores locais. A ilustração da capa é da autoria de Susana Resende.

Parabéns à C.M. do Montijo por estas três excelentes iniciativas!

Para mais informações contactar: cursobd@mun-montijo.pt





 

Sem comentários:

Enviar um comentário