quinta-feira, 21 de abril de 2022

Paco Roca apresentou e autografou o seu premiado livro "Rugas" ontem na FNAC do Chiado



Aproveitando a estadia de férias em Lisboa do autor Espanhol Paco Roca, a Levoir contou com a sua presença na apresentação da nova edição do premiado livro "Rugas". O evento aconteceu ontem na FNAC do Chiado, em Lisboa ao final da tarde, seguido de uma sessão de autógrafos. 

Roca falou sobre esta obra que foi premiada por várias vezes e que lhe permitiu passar a trabalhar e viver apenas da Banda Desenhada. Falou ainda sobre os dois projetos que tem em mãos. O primeiro, onde se encontra a trabalhar atualmente, e que apenas terminará daqui a um ano e que tem mais de 300 páginas, é sobre a repressão durante a ditadura em Espanha. Depois de o terminar, iniciará um novo projeto com a DC COMIC, uma área fora e diferente do que costuma desenhar. Contou-nos a propósito da DC COMICS que em Setembro do ano passado foi convidado para desenhar uma história curta de Batman e que foi curiosa a recepção da ideia de como ia fazê-la, pois Batman estaria de férias em Espanha e estaria mesmo de férias, sem lutas, sem grandes movimentos do herói ou seja parado! A DC COMICS ficou espantada e surpreendida, pois Batman estar de férias apenas não seria contra natura do herói? Mas depois de algumas explicações lá avançou com a história a que se propusera.

Depois deste livro já ter sido adaptado ao cinema de animação (ver em Arrugas - Rughe [ESP -SUB ITA] - Cosa gli dici per farlo Sorridere? - YouTube ), a outra notícia que nos deixou foi a realização de outro filme, sobre outro dos seus conhecidos e premiados livros "A Casa" editado também em Portugal pela Levoir, e que será gravado na mesma casa onde decorre a história do livro.

De referir a simpatia e a disponibilidade do autor, que esteve para estar presente na Comic Con de 2021, mas que infelizmente à última hora ficou doente e viu assim adiado o seu contacto com os leitores portugueses. Espera voltar e estar presente na edição de 2022.

Este é mesmo um livro a não perder!

Aqui fica a história de "Rugas", algumas imagens e ainda um autógrafo do autor.

Emílio, é um antigo executivo bancário de 72 anos que ao começar a sofrer os primeiros sinais de Ahlzeimer, confundindo a casa com o banco e os familiares com os clientes, é internado num lar de idosos. Ali conhece outros idosos, cada um com o seu passado e com uma história de vida que já não interessa a ninguém. Miguel um dos utentes fica encarregado de lhe mostrar a casa e a rotina do lar, é deste modo que vamos conhecendo mais personagens como Antónia, ou Modesto, que está num avançado estado da doença e que brevemente subirá para o segundo piso da residência para onde vão as pessoas na fase final da doença. A memória, esse componente tão frágil do corpo humano. Tão igual em todos os seres humanos e ao mesmo tempo tão diferente em cada um é tratada neste livro de um modo comovente, não sem por vezes com algum toque de humor negro provocando sorrisos no leitor. Ao desenhar um casal de idosos num anúncio publicitário, Paco Roca vê-se na obrigação de os eliminar a pedido da agência que tinha encomendado o trabalho, porque os considerava antiestéticos. Explicaram-lhe que ninguém quer ver “velhos”. É então que o autor se dá conta de uma tremenda verdade: se a publicidade, que é o reflexo da sociedade vira as costas à velhice é porque o resto da sociedade também o faz. Para se vingar faz uma novela gráfica repleta de anciãos. Assim nasce Rugas.













Sem comentários:

Enviar um comentário