domingo, 10 de abril de 2022

Especial 25 anos! Uns parabéns de outro planeta!

 


Não conseguimos esconder como ficamos comovidos pela forma generosa como muitos autores de Banda Desenhada corresponderam ao nosso desafio dos 25 anos. Cada desenho que recebemos é uma preciosidade. Como este do Ricardo Santo. Muito obrigado, Ricardo! As duas figuras do desenho perguntam o que é pagamos, mas a verdade é que não há como pagar um desenho destes :)

Para quem não conhecer o autor, recomendamos vivamente estas duas leituras. Duas obras editadas pela Escorpião Azul, com histórias muito diferentes mas ambas com uma mensagem muito forte, cada uma no seu género. "Planeta Psicose" é uma colectânea de histórias curtas de cariz satírico à volta das temáticas que envolvem as principais teorias da conspiração, pseudo-ciência, esoterismo, desinformação e "fake-news" que pupulam pelas redes sociais nesta nova era dita da "pós-verdade". De uma forma bem humorada e com uma grande dose de imaginação, Ricardo faz uma crítica ao nosso mundo, cada vez mais parecido com o Planeta Psicose. Não é à toa que o livro recebeu o Prémio Revelação no Amadora BD de 2021.

Em "Abandonados"  a história alerta e sensibiliza para a urgente necessidade de repensar o ordenamento do território e criar um modelo de desenvolvimento sustentável das regiões do interior do país. O autor acaba por se transformar na voz de tantas pessoas que sentiram na pele a tragédia dos incêndios e que se viram muitas delas com as casas e terrenos devastados pelas chamas. 





Sem comentários:

Enviar um comentário