Não conseguimos esconder como ficamos comovidos pela forma generosa como muitos autores de Banda Desenhada corresponderam ao nosso desafio dos 25 anos. Cada desenho que recebemos é uma preciosidade. Como este do Ricardo Santo. Muito obrigado, Ricardo! As duas figuras do desenho perguntam o que é pagamos, mas a verdade é que não há como pagar um desenho destes :)
Para quem não conhecer o autor, recomendamos vivamente estas duas leituras. Duas obras editadas pela Escorpião Azul, com histórias muito diferentes mas ambas com uma mensagem muito forte, cada uma no seu género. "Planeta Psicose" é uma colectânea de histórias curtas de cariz satírico à volta das temáticas que envolvem as principais teorias da conspiração, pseudo-ciência, esoterismo, desinformação e "fake-news" que pupulam pelas redes sociais nesta nova era dita da "pós-verdade". De uma forma bem humorada e com uma grande dose de imaginação, Ricardo faz uma crítica ao nosso mundo, cada vez mais parecido com o Planeta Psicose. Não é à toa que o livro recebeu o Prémio Revelação no Amadora BD de 2021.
Em "Abandonados" a história alerta e sensibiliza para a urgente necessidade de repensar o ordenamento do território e criar um modelo de desenvolvimento sustentável das regiões do interior do país. O autor acaba por se transformar na voz de tantas pessoas que sentiram na pele a tragédia dos incêndios e que se viram muitas delas com as casas e terrenos devastados pelas chamas.
Sem comentários:
Enviar um comentário