E se a «querida Kitty» ganhasse vida?
Esta é a grande questão deste livro "À procura de Anne Frank", da autoria de Ari Folman e Lena Guberman, editado pela Porto Editora e que nos conta uma história apaixonante, lançada simultaneamente em livro e em filme de animação, com estreia marcada nos cinemas a 5 de Maio.
Segunda adaptação da trágica história de Anne Frank para banda desenhada - com a autorização da família e tendo por base os textos originais do Diário publicado há precisamente 75 anos -, "À procura de Anne Frank" proporciona-nos uma nova perspetiva sobre tão simbólica figura. «Só agora, só aqui, compreendo plenamente porque me inventaste», confessa a «querida Kitty», a amiga imaginária a quem Anne dirigia as entradas no seu diário, agora protagonista desta novela gráfica do realizador e autor Ari Folman e da ilustradora Lena Guberman . Cinco anos depois do sucesso mundial de O Diário de Anne Frank – Diário Gráfico , crianças e adultos têm uma nova oportunidade de recordar o destino da menina judia que se transformou num símbolo de coragem para milhões em todo o mundo através do olhar da tal «rapariga misteriosa», a confidente a quem Anne deu nome e traços de personalidade.
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 21 de abril.
Podes ainda ver aqui o trailler do filme em: https://www.youtube.com/watch?v=hVcoAguyzGs
Aqui ficam algumas palavras de Ari Folman:
«Procurámos expandir os limites da história e fazer uma ligação com o nosso mundo atual», confessa Ari Folman no posfácio da obra, consciente de que «as aventuras de Kitty têm lugar na Europa, mas as verdades que ela descobre refletem a dura realidade em muitas partes do mundo». Ódio cego, ataques violentos, discriminação de minorias e negacionismo dos horrores da História continuam a colocar em perigo milhões de crianças em todo o mundo, alerta este livro.
Aqui fica a sinopse:
No seu famoso diário, Anne Frank criou uma amiga imaginária, Kitty. Agora, o realizador e autor Ari Folman, juntamente com a artista Lena Guberman, dão-lhe vida. Quando uma estranha tempestade se abate sobre Amesterdão e quebra o vidro que protege o diário guardado na Casa de Anne Frank, Kitty irrompe daquelas páginas e vai viver uma verdadeira aventura em busca da sua amiga. Acompanhada pelas memórias dos dias passados no anexo secreto, Kitty percorre as ruas da capital holandesa de hoje e, com a ajuda de amigos inesperados, irá descobrir o que foi o Holocausto, o que isso significou para Anne e o que, por sua vez, o seu diário continua a representar para as crianças de todo o mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário