segunda-feira, 4 de abril de 2022

A nossa leitura de "Escuta, formosa Márcia" - Prémio Melhor Álbum - Angoulême 2021




É um dos livros mais falados e aclamados por estes dias. "Escuta, formosa Márcia", do brasileiro Marcello Quintanilha (bem conhecido dos fãs portugueses), lançado em Portugal pela editora Polvo, em Outubro de 2021, foi o grande vencedor da edição deste ano do Festival de Angoulême, arrecadando o prémio Fauve D'Or para melhor álbum.

Na extensa lista de livros que temos em fila à espera para serem lidos, ainda não tínhamos tido oportunidade de ler este. Talvez por ter uma capa não muito agradável à primeira vista, não nos conquistou logo e não era uma prioridade das nossas leituras. Que grande falha. Esta é a prova de que quem vê caras, não vê corações. "Escuta, formosa Márcia" é mesmo um excelente livro de Banda Desenhada. Visualmente, é carregado de cores fortes, bem ao estilo de Quintanilha, o que nem sempre reúne consenso em termos de gostos. Mas no que toca ao argumento, temos que lhe tirar o chapéu. A história é intensa, dura, carregada de emoção e traz-nos uma fatia da realidade brasileira. Durante a leitura, fomos passando as páginas desta narrativa que nos deixou em suspense, com dramas familiares e pessoais, agravados com a violência e o crime vividos no Brasil.

Apenas uma dificuldade que sentimos. O livro editado em Portugal está escrito em português do Brasil e os diálogos construídos por Marcello Quintanilha vivem do calão e de um tipo de linguagem que nem as telenovelas nos ensinam. Por isso é preciso uma grande concentração, mergulhar de cabeça na história e uma vez inseridos dentro do contexto, mesmo não percebendo uma ou outra expressão, consegue perceber-se na íntegra, a mensagem que se quer passar.

A personagem central, Márcia é de uma bondade, coragem, inteligência, integridade e humanidade, que nos faz, no final da história querer tê-la conhecido, em carne e osso, e dar-lhe um abraço. 

Não deixem de ler este livro de Marcello Quintanilha, merecedor dos prémios alcançados.

Aqui fica a sinopse e algumas imagens.

Mãe solteira, nascida e criada numa comunidade do Estado do Rio de Janeiro, a enfermeira Márcia vem travando uma verdadeira batalha doméstica para disciplinar a filha, a insubordinada Jaqueline. Apesar do auxílio do seu companheiro Aluísio, padrasto da garota, tudo parece inútil: Jaqueline não aceita submeter-se a nada que a impeça de andar por onde lhe aprouver, a fazer o que lhe der na real gana, sem ter de dar satisfações a ninguém. Porém, quando a jovem se vê envolvida até o pescoço com o crime organizado, Márcia está disposta a ir às últimas consequências para a livrar daquela enrascada. Quer Jaqueline queira, quer não. Marcello Quintanilha é um dos mais célebres autores de Banda Desenhada brasileiros, aclamado internacionalmente. Munido de uma paleta de cores fortes e do seu estilo único de construir diálogos, Quintanilha conseguiu outra vez: Escuta, formosa Márcia é um suspense familiar emocionante, surpreendente e inequivocamente brasileiro.





Sem comentários:

Enviar um comentário