sexta-feira, 1 de abril de 2022

Juvebêdê celebra 25 anos! Um quarto de século a escrever sobre Banda Desenhada

Parece mentira, mas não é. Não se trata de nenhuma partida de 1 de Abril. Mas a verdade é que hoje celebramos dois aniversários. Primeiro os 25 anos do Juvebêdê, um quarto de século do nosso Fanzine em forma de revista, como dizia o nosso saudoso amigo Geraldes Lino. Duas décadas e meia a escrever sobre Banda Desenhada, por amor a esta arte dos quadradinhos que nos continua a apaixonar. Primeiro um pequeno suplemento de quatro páginas, integrado no jornal da Associação Juvemedia (o Juvernal), mas que rapidamente cresceu, até à versão actual de 24 páginas. Miguel Coelho foi o criador deste nosso Juvebêdê. Hoje é escrito diariamente nas redes sociais pela Alexandra Sousa e pelo Carlos Cunha, núcleo duro que também continua a fazer a revista. Para além disso, contamos com a colaboração do nosso filho, Tiago Cunha (também atingido pela paixão da BD), de Miguel Cruz e ainda com a colaboração esporádica do Miguel Coelho, que nunca nos perdeu de vista. 


O outro aniversário é o do blog, que faz hoje precisamente nove anos e sobre o qual falaremos logo à tarde. 

A todos os que nos têm acompanhado ao longo destes anos, leitores, autores, ilustradores e editoras, o nosso enorme agradecimento, realçando também o apoio da Associação Juvemedia, da Câmara Municipal de Lisboa, da Marmedsa Agência Marítima e da Go Create.

Porque não é todos os dias que um projecto destes chega a esta bonita idade, lançamos hoje este logótipo comemorativo e ao longo do mês de Abril iremos publicar muitas recordações destes 25 anos. Para além disso, desafiámos alguns autores a fazerem um desenho dedicado a este grande acontecimento. Derradé antecipou-se e no Amadora BD fez-nos este maravilhoso desenho que dá o mote aos que lhe seguirem o exemplo.



Sem comentários:

Enviar um comentário