sábado, 16 de abril de 2022

O Camião das Histórias - edição especial em ucraniano e português


Uma notícia que merece ser partilhada e aplaudida: Jovens leitores e alunos da Ucrânia acolhidos em Portugal já têm livros infantis em português e ucraniano e acesso gratuito aos livros escolares ucranianos.

Segundo comunicado da ASA: das autarquias às editoras, dos escritores, ilustradores e tradutores aos organismos sectoriais, dos gestores aos colaboradores das empresas, a esmagadora maioria das pessoas está atenta e alinhada no apoio aos cidadãos ucranianos deslocados das suas casas devido à guerra. Tanto na Europa como em Portugal, o mundo dos livros infantis e dos livros escolares não foge à regra, tendo sido neste espírito que surgiram ideias que em poucos dias se transformaram em ações. A adesão às iniciativas por parte de todos os agentes é, regra geral, imediata, há grande espontaneidade e entusiasmo com a ideia de prestar ferramentas úteis para assegurar a continuidade da aprendizagem e também de proporcionar o contacto com a língua portuguesa através dos livros infantis e dos livros escolares.

A ASA, editora do grupo LeYa, publicou no início de março o livro infantil "O Camião das Histórias", da escritora Rosário Alçada Araújo e da ilustradora Patrícia Furtado. Com o início da guerra na Ucrânia e a consequente vinda para Portugal de centenas de famílias fugidas do conflito, cedo começaram a surgir movimentos de apoio para com esta comunidade. Foi nesse contexto que surgiu a ideia de fazer uma edição especial em ucraniano e português d’ "O Camião das Histórias" para oferecer às crianças ucranianas que vieram para Portugal, proporcionando-lhes um primeiro contacto com a língua portuguesa, que será também a sua nos próximos tempos.  

Com a ajuda da tradutora Olesya Zaruma Biletska, com a imediata aceitação por parte das autoras e com a entrega incondicional de paginadores, designers, produção, impressão e demais profissionais, o livro estava feito em menos de duas semanas. É obra. Depois foi o desafio lançado à Câmara Municipal de Lisboa, que manteve a tradição de se disponibilizar para colaborar com os editores. Apesar do envolvimento na tarefa  hercúlea de organizar a chegada e acomodação de milhares de pessoas vindas da Ucrânia, foi com um grande “sim” que o próprio Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, o vereador da cultura Diogo Moura e a vereadora de Direitos Humanos e Sociais Laurinda Alves, acolheram a nossa proposta. 

Foi por isso que no dia 1 de Abril (e não foi mentira!), conseguiram colocar nas mãos de crianças do Centro de Acolhimento de Emergência, em Lisboa, os primeiros exemplares da edição bilingue d’ "O Camião das Histórias", especialmente feito para elas. Foram produzidos 500 exemplares que serão entregues a famílias da Ucrânia acolhidas em Portugal. 

A sinopse do livro que fala da relação entre pais e filhos: O pai vê histórias em todos os lugares. E o menino escuta-as como se tudo tivesse acontecido ali mesmo ao seu lado. Lá vão eles, todas as manhãs, a espalhar magia pela estrada fora dentro de um camião do lixo. Uma casa, um espelho partido, uma planície e até um sapato velho servem de inspiração para recordar histórias que ficarão para sempre no coração do menino.

Sem comentários:

Enviar um comentário