sábado, 31 de dezembro de 2022

2022 - o ano de celebração dos 25 anos do Juvebêdê


2022 foi o ano em que celebrámos os nossos 25 anos e por isso recebemos muitos desenhos de parabéns por parte de vários desenhadores nacionais e estrangeiros. Um ano de muitas edições de Banda Desenhada, de vários eventos onde marcámos presença, de muita leitura e de muito trabalho.

Obrigado por estarem desse lado e desejamos a todos um Feliz 2023, com muita saúde, alegria e boas leituras!




sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Morreu Pelé, imortalizado por Mauricio de Sousa como "Pelezinho"

É difícil ficar indiferente à morte de Pelé. Foi uma figura maior no Brasil e à escala mundial devido ao seu talento no Futebol. Tornou-se quase uma lenda e a sua importância e o seu carisma levou Mauricio de Sousa a transformá-lo num dos protagonistas das suas revistas aos quadradinhos (gibis). A revista "Pelezinho", o almanaque e todas as suas aventuras que alcançaram também a televisão, em formato de desenhos animados, foram sempre um enorme êxito.

Pelé, aliás Edson Arantes do Nascimento, faleceu ontem aos 82 anos de idade. Em jeito de homenagem, Mauricio de Sousa publicou nas suas redes sociais esta imagem a preto e branco e nós acrescentámos aqui algumas capas do gibi "Pelezinho".

Já aqui publicámos tristes notícias do falecimento de autores de Banda Desenhada, hoje publicamos a notícia da morte de uma figura mundial transformada em personagem de BD.


 


Campanha de Natal do Canal Hollywood com a participação de Bernardo Majer

Andávamos há vários dias a elogiar a campanha do Canal Hollywood que íamos vendo nos mupis pelas ruas de Lisboa e agora descobrimos que a mesma teve a participação de Bernardo Majer, pois foi o autor das ilustrações. Mais uma razão para gostarmos ainda mais.

Com o mote “Natal à Hollywood, Tudo pode acontecer” vemos em cada um dos cartazes rivais e arqui-inimigos abraçados, reforçando assim o verdadeiro espírito de Natal. A campanha foi criada pela agência Kiss e junta inimigos como Joker e Batman, Shrek e Lord Farquaad, Alien e o Predador, entre outros. 

Para além das imagens, é interessante acompanhar as frases da campanha, que podem ver ou nas redes sociais do canal, ou no site, onde se pode descarregar postais de Boas Festas com os motivos idênticos aos cartazes. 5 estrelas esta campanha! E parabéns ao Bernardo Majer.







quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Reedições de Calvin & Hobbes para reler no Ano Novo

A Gradiva publicou em 2022 reedições destes três grandes títulos de Calvin & Hobbes. "É um mundo mágico", "Plácidos Domingos" e o "O Essencial de Calvin & Hobbes" levam-nos às aventuras e reflexões do imaginativo e irrequieto Calvin e do seu grande parceiro, o tigre de peluche Hobbes, personagens brilhantemente criadas por Bill Watterson. Para terminar o ano com bom humor ou para começar o 2023 a rir, deixamos aqui estas duas sugestões.




quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Algumas leituras que vão chegar em 2023

2022 foi inigualável no que toca a edições de Banda Desenhada em português. O ritmo de publicação foi intenso e, apesar da crise do papel as editoras portuguesas não baixaram os braços e proporcionaram aos leitores uma grande variedade de títulos, entre vários géneros. Novelas gráficas, mangás, westerns, terror, humor, houve um pouco de tudo.

A pergunta que se impõe é se continuarão em 2023 a publicar com o ritmo tão intenso como este ano? Para já, há várias obras aguardadas por nós, leitores. 

Uma delas é a continuação da série "Undertaker" pela Ala dos Livros, que em França já vai no sexto volume e por cá já saíram quatro. No mercado francófono também está para breve este belíssimo álbum que se foca na arte de Ralph Meyer, o qual esperamos ver por terras lusas. 

Outra das séries, será a continuação de "Duke" de Hermann, editada em Portugal pela Arte de Autor. Esta é a capa do sétimo volume que será lançado em França no decorrer do mês de Janeiro.

Este ano chegarão também pelas mãos da ASA, o segundo e o terceiro volume da série "Ideiafix e os Irredutíveis". Março e Julho são os meses previstos para a sua publicação.

A 26 de Outubro, será o grande acontecimento do lançamento do 40.º álbum de Astérix.

Outras séries terão, com toda a certeza a sua continuidade como Alix Senator, da Gradiva BD, One Piece da Devir e tantas mais.

Que seja um ano de tão boa leitura como este.




terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Futuro incerto para o World Press Cartoon



Segundo comunicado da organização, quando se encerrava a exposição World Press Cartoon 2022 na cidade das Caldas de Rainha, nos últimos dias de Agosto, receberam da presidência do município a informação de que esta deixaria de incluir o apoio ao salão, no seu  plano anual de actividades culturais.

Esta inesperada decisão deixou a Direcção do World Press Cartoon sem meios de lançar no Outono, como é tradição, o apelo à participação no concurso do ano seguinte.

A organização tem vindo a desenvolver esforços, para a viabilização do evento noutra localidade, com vista a desbloquear o respectivo financiamento, dentro dos padrões de rigor e qualidade que sempre caracterizaram o World Press Cartoon.

Depois de Sintra, Cascais e Caldas da Rainha, esperamos que outro município acolha esta iniciativa de excelência com reconhecimento internacional. 

O TOP de 2022 de Miguel Cruz – Franco-Belga (edição original)

 


Depois de termos apresentado o que as editoras e livrarias especializadas tinham para este Natal, apresentamos o TOP de 2022 de Miguel Cruz, de leituras de edições na sua versão original (Franco/Belga).

"Fazer uma lista de preferências é um exercício difícil e tão profundamente pessoal que corre o risco de ser inútil, exceto para mim, pois obriga-me a rever a experiência de leitura. Adicionalmente, importa recordar, não há tempo nem condições (nem pachorra) para ler tudo o que é publicado, e a compra, em si, já constitui uma seleção.

No entanto, o final do ano é tão profuso em balanços e identificação de rankings mais ou menos comerciais, que achei que, após vários comentários e opiniões, seria consequente fazer um resumo da matéria lida…com particular gosto. E se 2022 foi um annus horribilis em muitos domínios, não desagrada assinalar o que, de qualidade foi publicado. Quanto à subjetividade…é a vida. Recordo-me sempre, a esse propósito, da célebre discussão, no sketch dos Monty Python, entre Michelangelo e o Papa, sobre a subjetividade e liberdade artística, por o Papa não ter gostado do primeiro projeto de última ceia, por achar desadequada a presença do canguru… e também dos três cristos (para equilíbrio da cena)!

Assim, por ordem da minha preferência, aqui ficam, através das capas, 15 BDs. O/A leitor/a mais atenta verificará que algumas destas BDs ainda não foram comentadas aqui. Ficam para o ano?"

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

O Natal visto pelo mundo da BD - parte 3

Não resistimos partilhar convosco mais alguns votos de Boas Festas que encontrámos nas redes sociais. Pela ordem das imagens: Filipa Beleza, André Caetano, Milo Manara, Les Amis de Spirou, Christophe Coronas, Jean-Marc Krings, William Maury, Turma da Mônica Jovem, Journal Spirou e Liliana Gaito (com a saga "O Mistério de Cepheus").













O Natal visto pelo mundo da BD - parte 2

Prosseguem os votos de Boas Festas publicados nas redes sociais por autores, páginas de fãs e editoras. A ordem das imagens é a seguinte: Enrico Marini, Riad Sattouf, Philippe Fenech, Corto Maltés, Studios Hergé, Astérix e Obélix, Edibar da Silva (por Lúcio Oliveira), Franquin et Compagnie, Le Lombard e Turma da Mônica.













domingo, 25 de dezembro de 2022

O Natal visto pelo mundo da BD - parte 1

Como já é tradição no Juvebêdê, todos os natais nós replicamos aqui as muitas ilustrações de Boas Festas de autores, editoras ou páginas de fãs ligados à Banda Desenhada ou cartoons, que encontramos pelas redes sociais. Aqui fica uma primeira selecção, mais nacional. A autoria (ou a publicação) é de: Luís Louro, Daniel Garcia, irmãos Henrique e Duarte Gandum, João Amaral, Patrícia Costa,  Derradé, Filipe Melo (by Juan Cavia), editora Escorpião Azul, editora Devir Portugal e Daniel Maia.