quarta-feira, 7 de junho de 2023

A nossa ida ao Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja

Como já vem acontecendo nos últimos anos, estivemos presentes no primeiro fim de semana do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Chegámos na sexta-feira, para assistir à abertura oficial e aos concertos desenhados e já lá estavam imensos amigos, os "suspeitos do costume". Que é como quem diz, muitos dos editores, autores, divulgadores e fãs de Banda Desenhada.

Sábado foi um dia intenso, com apresentações e conversas desde cedo e até muito tarde. Assistimos à emocionante apresentação de Ricardo Leite e da sua obra "Em busca do Tintin Perdido" e à conversa sobre a obra de outro desenhador brasileiro, Paulo Borges, que apresentou também o seu original livro "Bilhetes". Ouvimos Marco Fraga da Silva a falar dos seus mais recentes trabalhos "Bibliografia da Banda Desenhada de Ficção Especulativa Portuguesa" e "Crónicas do Tempo e do Espaço" (Associação Tentáculo), trabalho realizado com vários desenhadores. Ainda da parte de manhã marcámos presença no lançamento do livro "Lendas Japonesas" de José Ruy.

Da parte da tarde, o almoço prolongado com muitos amigos permitiu-nos apenas assistir ao lançamento do livro "O Corvo – Laços de Família", Vol.3 – Reedição (Ala dos Livros), de Luís Louro. Estivemos depois a preparar a nossa participação da noite, onde tivemos o grato prazer de conduzir uma agradável conversa com Rúben Pellejero (havemos de falar desta conversa com maior detalhe). O final da tarde foi ocupado, claro, nas filas para os autógrafos.

À noite estivemos no lançamento do fanzine "Epígono", de Ricardo Baptista e na entrega do Prémio Geraldes Lino ao autor. Depois disso uma conversa com o outro lado do Atlântico entre Maurício de Sousa (no Brasil) e Sidney Gusman (seu editor), que estava connosco em Beja. Seguiram-se os "Dois dedos de conversa" que tivemos com Rúben Pellejero e a última sessão da noite com a apresentação do livro "Pele de Homem" (A Seita), de Zanzim.

A manhã de domingo reservámos, como sempre, para ver todas as exposições com calma e antes do almoço assistimos ainda a uma entrevista a Sidney Gusman, realizada pelo Rui Alves de Sousa da Antena 1 (programa Pranchas e Balões).

Não faltaram várias idas ao Mercado do Livro, onde comprámos algumas novidades.

Agradecemos à organização, em especial ao Paulo Monteiro, pelo convite em participar uma vez mais naquele que é considerado e reconhecido por todos como um Festival muito Especial.











Sem comentários:

Enviar um comentário