Como já vem acontecendo nos últimos anos, estivemos presentes no primeiro fim de semana do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Chegámos na sexta-feira, para assistir à abertura oficial e aos concertos desenhados e já lá estavam imensos amigos, os "suspeitos do costume". Que é como quem diz, muitos dos editores, autores, divulgadores e fãs de Banda Desenhada.
Sábado foi um dia intenso, com apresentações e conversas desde cedo e até muito tarde. Assistimos à emocionante apresentação de Ricardo Leite e da sua obra "Em busca do Tintin Perdido" e à conversa sobre a obra de outro desenhador brasileiro, Paulo Borges, que apresentou também o seu original livro "Bilhetes". Ouvimos Marco Fraga da Silva a falar dos seus mais recentes trabalhos "Bibliografia da Banda Desenhada de Ficção Especulativa Portuguesa" e "Crónicas do Tempo e do Espaço" (Associação Tentáculo), trabalho realizado com vários desenhadores. Ainda da parte de manhã marcámos presença no lançamento do livro "Lendas Japonesas" de José Ruy.
Da parte da tarde, o almoço prolongado com muitos amigos permitiu-nos apenas assistir ao lançamento do livro "O Corvo – Laços de Família", Vol.3 – Reedição (Ala dos Livros), de Luís Louro. Estivemos depois a preparar a nossa participação da noite, onde tivemos o grato prazer de conduzir uma agradável conversa com Rúben Pellejero (havemos de falar desta conversa com maior detalhe). O final da tarde foi ocupado, claro, nas filas para os autógrafos.
À noite estivemos no lançamento do fanzine "Epígono", de Ricardo Baptista e na entrega do Prémio Geraldes Lino ao autor. Depois disso uma conversa com o outro lado do Atlântico entre Maurício de Sousa (no Brasil) e Sidney Gusman (seu editor), que estava connosco em Beja. Seguiram-se os "Dois dedos de conversa" que tivemos com Rúben Pellejero e a última sessão da noite com a apresentação do livro "Pele de Homem" (A Seita), de Zanzim.
A manhã de domingo reservámos, como sempre, para ver todas as exposições com calma e antes do almoço assistimos ainda a uma entrevista a Sidney Gusman, realizada pelo Rui Alves de Sousa da Antena 1 (programa Pranchas e Balões).
Não faltaram várias idas ao Mercado do Livro, onde comprámos algumas novidades.
Agradecemos à organização, em especial ao Paulo Monteiro, pelo convite em participar uma vez mais naquele que é considerado e reconhecido por todos como um Festival muito Especial.
Sem comentários:
Enviar um comentário