segunda-feira, 12 de junho de 2023

A nossa leitura de "Género Queer", de Maia Kobabe - edição ASA


"Género Queer" surpreendeu-nos. O tema não é comum e é sobre pessoas que não são comuns. Pessoas que não se identificam nem com o género feminino, nem com o género masculino. Foi com curiosidade de entender este género e com a mente aberta que lemos este livro. Sem pudor e preconceitos. E a forma como a história é contada, de forma autobiográfica pela autora é de tal maneira franca, aberta, despudorada e esclarecedora, que lemos o livro num ápice e sempre com um grande interesse.

E a verdade é que este é um livro profundamente esclarecedor. Uma espécie de guia necessário, que todos deveriam ler para entender. Com franqueza, julgamos que se muitos lessem este livro, passariam a ser mais tolerantes. Não escondemos que o género Queer nos parece estranho. Porém estamos a falar de Pessoas e todas as pessoas merecem o nosso respeito, seja quais forem os caminhos que percorrem para viverem uma vida plena e feliz. 

Maia Kobabe, escreveu esta sua história como uma espécie de catarse, sobre a sua jornada para se identificar como pessoa não binária e assexual e tudo o que passou até conseguir assumir-se para si próprie*, perante a sua família e a sociedade. Consegue, com inteligência e com desenhos muito simples e assertivos, uma história excelente, que aborda questões sobre identidade de género, o que significa e como deve ser pensada.  

*não foi um engano. Se lerem o livro perceberão porque escrevemos assim.




Sem comentários:

Enviar um comentário