quarta-feira, 21 de junho de 2023

França: Prémio Orange 2023 foi atribuído a “Majnoun et Leïli - Chants D’autre Tombe", de Yann Damezin

 


Prémio Orange 2023 (Conclusão)

“Majnoun et Leïli – Chants D’autre Tombe” foi a obra vencedora do prémio Orange BD 2023, organizado pela Fundação Orange, tendo como objetivo destacar e dar visibilidade a um autor(a) que não seja ainda beneficiário/a de uma forte notoriedade. 

O autor, Yann Damezin, um jovem francês de Lyon, não só receberá um prémio monetário de 5000 euros, como terá a sua obra divulgada através da imprensa, meios digitais e eventos literários.

A obra editada pela Boîte à Bulles foi considerada como surpreendente e sumptuosa. Dela já tive oportunidade de aqui falar. Uma história de um amor impossível, com contornos trágicos. Um desafio gráfico bem superado, uma abordagem pouco convencional, por se tratar de uma obra essencialmente poética, com grafismo de inspiração oriental, e com a colocação do texto entre os desenhos, ou no topo destes. A capa dá uma boa ideia de “ao que vamos” e mostramos ainda algumas bonitas páginas do interior.

Majnoun et Leïli vence assim os restantes finalistas, entre os quais os sucessos Hoka Hey! e Nettoyage à Sec de Neyef e Mertens respetivamente.






Sem comentários:

Enviar um comentário