segunda-feira, 5 de junho de 2023

Novidade: "Lendas Japonesas", de José Ruy - Editora Polvo

 


Pena que o Mestre José Ruy já cá não esteja para ter visto esta sua obra publicada. 

Publicar um livro como as Lendas Japonesas era um projecto seu muito antigo, um sonho com mais de 70 anos. Aliás, já numa entrevista que fizemos ao José Ruy em 2016, ele nos falou deste projecto que lhe era muito querido e que gostaria muito de o ver editado. Em 2021 chegou a ser apresentado no Festival de Beja, pelo próprio e pelo editor Rui Brito, mas por razões que desconhecemos, só agora o livro viu a luz do dia. 

Foi, este sábado, novamente apresentado no Festival de de Beja, na presença da esposa, Maria Fernanda e da sua filha Teresa. E foi a sua filha que no início da sessão leu um texto que José Ruy escreveu sobre a obra, o qual foi distribuído a todos os presentes, mas que também se pode encontrar no livro. 

Estas suas Lendas Japonesas baseiam-se em diversas lendas dispersas pela obra de Wenceslau de Moraes (1854-1929), autor de vários livros sobre assuntos ligados ao Oriente, em especial o Japão, onde viveu por 33 anos. A elas José Ruy dedicou especial carinho e atenção, desde a sua criação, em 1949, para as páginas d'O Papagaio. Tal como Moraes, José Ruy é um excelente narrador. Os seus dotes naturais contam com vivacidade, ternura, poesia e também um certo dramatismo, onze deliciosas lendas tradicionais nipónicas. realçando temas como a alma japonesa, o budismo, o amor, a arquitectura religiosa, alguns coloridos exotismos ou a fantástica paisagem do país. Em cada lenda deste livro há sempre uma chamada de atenção, uma perspicácia ou um erro humano posto a descoberto, mas há também aquelas emoções vulgares de que a vida normalmente se alimenta.

Por tudo isto, corremos a comprar o livro e iremos em breve iniciar a leitura deste sonho do nosso querido amigo José Ruy.






Sem comentários:

Enviar um comentário