quinta-feira, 22 de junho de 2023

"Mundo Maravilhoso", uma obra de ficção científica que será adaptada para Banda Desenhada

 



A apresentação do projecto já tinha acontecido no Festival Contacto 2023 (Festival Literário de Ficção Científica e Fantasia). O livro "Mundo Maravilhoso" de Rui Cordeiro, está a ser adaptado para Banda Desenhada por Fernando Lucas (desenho) e João Marques (texto). No entanto foi em Beja que estivemos com os três autores e que ficámos a conhecer um pouco mais deste universo criado pelo autor, que essencialmente nos fala de...  felicidade! Por isso não resistimos a comprar a versão original e tivemos o privilégio de receber as duas ilustrações assinadas que mostramos nas imagens. Também nas imagens podem ver os dois protagonistas, Flora e Devon.

A sinopse:

Último dia de 1999. Kremlin, um programador brilhante, termina um software que vai revolucionar a tecnologia do novo milénio. Nessa mesma noite, morre num acidente.

Um outro tempo. Flora e Devon são amigos de infância. Flora é uma bailarina brilhante, Devon é um investigador curioso, um insatisfeito. Ambos vivem no NEST27 – uma cidade, entre vários outros NESTs da Terra, onde não existem os problemas e as angústias que desde sempre afligiram a humanidade. Não há fome, nem dor, nem conflitos, e não é necessário trabalhar.

Cada um faz o que dá mais sentido à sua vida. Este mundo maravilhoso fun­ciona na perfeição graças a uma tecnologia perfeitamente integrada dos seus habitantes, invisível, que garante o bem-estar geral.

Um dia, Devon parte para outra cidade em trabalho. Flora tenta visitá-lo, mas sofre um acidente na viagem e acaba por ficar isolada numa zona de floresta e desligada da tecnologia do NEST. Começa então uma viagem de sobrevi­vência até que se encontra, finalmente, com outros seres humanos. Acolhida numa comunidade, fica a saber que, algures no passado, um evento catastró­fico pôs fim à civilização que então existia e, sobre os destroços desse mundo, criaram-se os NESTs, que deixaram de fora estes grupos humanos dispersos, com um nível de desenvolvimento muito mais básico.

Com a ajuda de alguns novos amigos – Daniel, Jonas, Elena – Flora tenta per­ceber que novo mundo é aquele, como surgiu e como se dividiu. Parte depois com Elena numa segunda viagem ao encontro de Devon, na qual é confronta­da com ruínas do mundo antigo, novas ameaças e perdas irreparáveis.

É quando chega ao NEST13, onde espera encontrar Devon, que vê por fim muitas das suas dúvidas esclarecidas. Tem de tomar uma decisão sobre o rumo da sua vida. E agora?





Sem comentários:

Enviar um comentário