quinta-feira, 8 de junho de 2023

Gaston Lagaffe em tribunal, mais um passo na decisão para um entendimento

 


Gaston Lagaffe, por Miguel Cruz

Dou nota da última e muito recente evolução respeitante a um caso que tenho vindo a acompanhar no JuveBêDê. Trata-se da decisão do tribunal arbitral relativo ao processo que opôs a filha de Franquin (Isabelle Franquin) à Editora Dupuis, detentora dos direitos do célebre personagem Gaston Lagaffe.

Como então referi, a Dupuis anunciou a publicação de novas aventuras de Gaston Lagaffe na sua revista Spirou, com autoria de Delaf, e teve de suspender a publicação (já não conseguiu evitar a publicação da revista que já estava impressa) como resultado de uma providência cautelar. Recorde-se que o autor Franquin, falecido em 1997, não desejava, aparentemente, que esta sua personagem lhe sobrevivesse (o mesmo não acontecia, por exemplo, com o Marsupilami). 

O tribunal arbitral acaba de dar, no essencial, e aparentemente, razão à Editora Dupuis. Pelo menos foi isso que a Dupuis veio anunciar. Assinale-se que, no entanto, a decisão do tribunal arbitral foi no sentido de que novos álbuns de Gaston Lgaffe podem ser editados, desde que seja solicitada autorização prévia a Isabelle Franquin (o que não terá acontecido), nos termos de um contrato (que, naturalmente, desconheço) que existiu em 2016, incluindo sobre o autor. Acrescentou o tribunal arbitral que Isabelle Franquin só poderá recusar os termos de pedidos da Dupuis com argumentos de natureza ética ou artística.

Diria, portanto, que tudo parece estar alinhado para que exista um acordo, e para que rapidamente novas pranchas das aventuras de Gaston Lagaffe possam ver a luz do dia (diria que algumas certamente já existirão…)

Boas notícias? Veremos, pelo menos no meu caso com natural curiosidade. Esperemos que sim. Gaston Lagaffe por Franquin constitui uma referência excecional na história da Banda Desenhada Franco-Belga. Eu sei, eu sei, isto constitui uma enorme pressão sobre Monsieur Delaf, autor conhecido de outras aventuras, e originário do Quebec! 

Aqui fica uma prancha da nova edição... um dia esperemos...







1 comentário:

  1. É normal uma personagem de bd criada por um dado autor ser continuada por um novo autor?
    Manuel Raposo

    ResponderEliminar