sexta-feira, 23 de junho de 2023

A nossa leitura de "O livro das maravilhas", de Étienne Le Roux e Vincent Froissard

 


"O Livro das Maravilhas", editado recentemente pela Ala dos Livros, foi daqueles livros que lemos de uma ponta à outra, sem interrupções, de tal maneira estávamos envolvidos na história. Desenhos muito bonitos e uma história encantadora, adaptação livre das narrativas de Marco Polo.

A adaptação é belíssima tanto ao nível do desenho como da escrita, tudo com imensa ternura, quase como se fosse uma história de encantar para crianças. Já havíamos antes lido outros livros de Banda Desenhada sobre as viagens de Marco Polo, mas este apresenta uma outra visão, contada pelo herói já com uma idade muito avançada e talvez já um pouco senil. Daí que deixa-se para o leitor acreditar se o que ele sobre as suas aventuras é verdade ou se é já a sua demência misturada com muita imaginação.

Excelente álbum de Banda Desenhada, da autoria de Étienne Le Roux e Vincent Froissard.

Sinopse:

Em 1235, não longe de Veneza, um homem de alguma idade que afirma chamar-se Marco Polo, dirige-se ao porto de Rimini. No caminho, é interpelado por um jovem que o segue há já algum tempo e que acaba por propor-lhe acompanhá-lo. Juntos, irão tentar chegar ao seu destino e, ao longo do seu percurso, e com as suas confidências de explorador, Marco Polo cativará o jovem e fá-lo-á mergulhar, com os seus extraordinários relatos, na sua incrível epopeia através da China…

Com argumento de Étienne Le Roux e desenho de Vincent Froissard, esta obra tem a particularidade de apresentar alguns desenhos que se assemelham a iluminuras (que surgem quando os personagens passam do presente para o passado que querem contar), as quais, aliadas a um traço leve e luminoso, lhe conferem um toque oriental e literário, fazendo lembrar as velhas obras dos inícios da escrita.






Sem comentários:

Enviar um comentário