Já aqui havíamos anunciado que Ricardo Baptista venceu o Prémio Geraldes Lino 2023. Porém, voltamos a falar deste assunto, pois assistimos à entrega do Prémio no Festival de Beja (ver imagem abaixo) e trouxemos connosco a sua obra "Epígono", o n.º 16 da colecção do colectivo Toupeira, atelier de Banda Desenhada.
Relembramos que o Prémio, criado pela Câmara Municipal de Beja/Bedeteca de Beja, é atribuído desde 2013. Nos primeiros anos era o próprio Geraldes Lino - considerado o maior especialista em fanzines no nosso país - que escolhia o vencedor e entregava o Prémio. Depois da sua morte, em 2019, essa tarefa passou a ser desempenhada pela Bedeteca de Beja e pela Tertúlia BD de Lisboa, que Geraldes criou nos anos 80.
Ricardo Baptista nasceu na ilha da Madeira, em 1984. É o autor e editor do “Planeta Satélite” e tem realizado bandas desenhadas para vários fanzines e revistas. Em junho, no Festival de BD de Beja, lançará o fanzine “Epígono”, editado pela Bedeteca. Em 2021 foi um dos bolseiros da bolsa de criação literária da DGLAB na área de banda desenhada com o projeto "Inspector Fagundes em Macau" que espera ver publicado em 2024.
"Epígono" significa representante da geração seguinte ou discípulo de um grande mestre. E este "Epígono" de Ricardo Baptista fala-nos num sonho/pesadelo e da perda de um pai.
Sem comentários:
Enviar um comentário