sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Aniversários: Quem diria que Titeuf faz 30 Anos e Marsupilami chega ao 70 anos? Parabéns a você!






"Parabéns a você", por Miguel Cruz

Não, este não é um título de uma BD, é um título que pretende chamar a atenção para dois eventos importantes (enfim…!):

Titeuf, o pequeno rapaz com uma “pena” de cabelo espetada na testa, começou as celebrações do seu 30.º aniversário, apesar de manter as borbulhas e os dilemas de jovem adolescente. Da autoria de Zep (este suíço já esteve em Portugal, na Amadora) o primeiro tomo das aventuras deste jovem (então pré-adolescente?) foi publicado, com enorme sucesso (10 edições em francês, uma das séries com volumes de vendas mais elevados, uma série de animação, etc.), em janeiro de 1993. 

As aventuras de Titeuf contam já com 17 tomos, o último dos quais publicado em 2021, e relatam, em histórias curtas (normalmente uma página), divertidas cenas do quotidiano de um jovem particularmente rebelde, e do seu grupo de amigos, pais e professores. Titeuf surgiu em 1992 numa revista em francês.  Curiosamente, o primeiro tomo nunca foi publicado em Portugal, mas o segundo - “O Amor é Bué de Estranho…” foi publicado pela ASA em 2003, dez anos após a sua publicação em França. Dos 17 tomos, 4 foram publicados em Portugal.

Para comemorar a efeméride, a editora Glénat já anunciou a edição de um livro de ouro, com desenhos, esboços, e outras imagens nunca usadas em livro.

Para além do rapaz do topete amarelo, também um animal amarelo nosso bem conhecido, festeja 70 ágeis anos. Criado por Franquin para as aventuras de Spirou e Fantásio, este ser ovíparo, com um máximo de 35 kg, conjuga instinto, agilidade, inteligência e resistência a uma simpatia enorme e uma cauda ainda maior. A primeira aventura de Spirou em que o Marsupilami surge, é de 1952 e chamava-se Spirou e os Herdeiros.

Por finais da década de 60, Franquin vem a deixar a série de Spirou, que passa para Fournier, com os direitos de autor detidos pela editora Dupuis, exceção feita aos direitos relativos a esta curiosa personagem. Sob a égide da editora Marsu Productions, o Marsupilami (e a sua família) vivem as suas próprias aventuras ao longo de 34 tomos, o último dos quais publicado em 2021, tendo como desenhador (primeiro com Franquin e após a morte daquele sozinho) Batem, que já esteve em Portugal na Comic Con.

Em Portugal, para além de Spirou e Fantasio (diferentes editoras), também boa parte dos tomos do Marsupilami já foram publicados pela ASA.

Parabéns, então, a este fantástico animal, famoso e facilmente reconhecido, que ainda hoje me faz rir quando me lembro dos seus problemas com um transístor enfiado na orelha em QRN sobre Bretzelburgo, uma BD da minha particular preferência.

PS: Uma curiosidade que ZEP quando esteve no Festival BD da Amadora desenhou em exclusivo a personagem do Juvebêdê em modo Titeuf. Já o desenho de Marsupilami é de Batem. Aqui ficam os excelentes autógrafos!







Sem comentários:

Enviar um comentário