quinta-feira, 24 de novembro de 2022

José Ruy (1930-2022) - Até sempre querido amigo


A par da notícia da morte do Geraldes Lino, esta é a notícia mais difícil de escrever no Juvebêdê e a que nunca queríamos publicar. O Mestre José Ruy faleceu ontem, aos 92 anos de idade. Soubemos esta manhã e ainda estamos em estado de choque. 

Figura maior e ímpar da Banda Desenhada Portuguesa, o Mestre José Ruy deixou um enorme legado com a sua arte, com a sua vasta obra de tantos e tantos livros e com os seus ensinamentos. Mas acima de tudo, deixou-nos a lembrança da sua amizade, do seu entusiasmo, da sua jovialidade que não tinha idade. De tempos a tempos trocávamos mensagens e contava um pouco sobre os seus projectos futuros. Estava sempre em processo de criação e isso era admirável.  

Era um verdadeiro senhor e um amigo por quem tínhamos e teremos sempre uma profunda admiração e carinho. 

A Maria Fernanda, à sua filha e restante família, a equipa Juvebêdê, os nossos profundos sentimentos e também a todos os seus amigos e família bedéfila. Afinal, todos nós perdemos o José Ruy. Ou, por outro lado, todos os que o conheceram tiveram o prazer de "ganhar" o José Ruy e de ter passado pela nossa vida.

Até sempre querido amigo!

Estas imagens serão sempre boas recordações





1 comentário:

  1. Estou profundamente triste. Arrasado. José Ruy é uma das pessoas mais bondosas que eu conheci na vida! Um anjo. Tive a honra de ser recebido em sua residência e tomar um chá da tarde com ele e sua linda esposa Maria Fernanda Pinto. Inesquecível!

    ResponderEliminar